Nossa História
O Movimento das EJNS começou no Encontro Internacional das ENS em Roma, em 1976, quando a jovem Christine d’Amonville – filha do casal francês que estava como responsável internacional – decidiu organizar, paralelamente ao encontro, uma reunião para os filhos dos casais. Para isso, contou com a colaboração do Padre Guy Thomazeau.
Os jovens desse primeiro encontro começaram a divulgar em seus países a rica experiência que vivenciaram. Assim, surgiu o projeto de criar equipes juvenis inspiradas na espiritualidade das ENS. O Movimento começou a se tornar realidade em Setembro/77, em Gap (França), quando Christine convocou novamente jovens de vários países europeus para seu 2º Encontro Internacional. Neste evento, foi instituído o primeiro Secretariado Internacional com sede na França. Ele definiu posteriormente a estrutura das EJNS, criando documentos e funções.
No Brasil, embora já houvesse as chamadas “equipinhas” coordenadas pelos próprios casais desde 1981, as EJNS começaram a tomar corpo em 1989, quando esteve aqui a jovem Maria Madalena Fontoura, Responsável Nacional de Portugal. Ela visitou algumas cidades que tinham as “equipinhas”: Belém, Juiz de Fora, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro. Nesses encontros, ela apresentou a Carta Internacional recém editada, enfatizando que as EJNS devem ser coordenadas pelos jovens, tendo como suporte um casal acompanhador e um conselheiro espiritual.
De posse da documentação deixada por Maria Fontoura, Catherine Elisabeth Nadas (Cathy) – que trabalhava no Secretariado das ENS – propôs-se a traduzir o material, a fim de que os interessados pudessem ter acesso ao mesmo. Também entrou em contato com o então Responsável Internacional das EJNS, o francês Thibaut Roussel, que a convidou para ir a Portugal participar do 13º Encontro Internacional dos jovens em Fátima, em Julho/89. Nesse encontro, Thibaut, convoca Cathy para ser a primeira Responsável Nacional. Ela aceita e constitui uma equipe nacional, com a presença do Frei Barruel, do casal Therezinha e Ronaldo Wimmer e outros jovens. No final de 1989, forma duas equipes no Estado de São Paulo e ela própria começa a pilotagem.
Contudo, o marco inicial do Movimento no Brasil é o 1º Encontro Nacional das EJNS realizado em Aparecida-SP, entre os dias 25 e 28 de janeiro de 1990, com o auxílio das EJNS de Portugal, do qual participaram cerca de noventa pessoas. Neste encontro definiu-se a formação e o plano de pilotagem para os cinco primeiros setores nacionais: ABC (incluindo São Paulo), Juiz de Fora (incluindo Brasília), Belém, Jacareí e Rio Grande do Sul.
Como a formação das EJNS inspirou-se nas ENS, parte dos jovens é composta por filhos de equipistas e os laços entre os dois Movimentos sempre são bem fortes. O que mantém esta união é, com certeza, o amor a Nossa Senhora, o desejo de colocar-se sob o seu amparo e exemplo no caminho que leva a Cristo.
Onde Estamos
No Brasil, estamos em 17 Estados, além do Distrito Federal e somos divididos em 8 regionais:
Regional 1
- Araraquara – SP
- Bauru – SP
- Criciúma – SC
- Curitiba – PR
- Pederneiras – SP
- Ribeirão Preto – SP
- Santa Rosa do Verbo – SP
Regional 2
- Belo Horizonte – MG
- Itu – SP
- Pouso Alegre – MG
- Rio Claro – SP
- São José dos Campos – SP
- São Paulo – SP
Regional 3
- Arapiaca – AL
- Itabaiana – SE
- Maceió – AL
- Nossa Senhora Aparecida – SE
Regional 4
- Brasília – DF
- Dourados – MS
- Goiânia – GO
- Goiatuba – GO
- Palmas – TO
- Uruaçu – GO
Regional 5
- Niterói – RJ
- Rio de Janeiro A/B – RJ
- São Gonçalo – RJ
- Petrópolis – RJ
- Piabetá – RJ
- São José dos Campos – SP
Regional 6
- Caicó – RN
- Fortaleza – CE
- Mossoró – RN
- Natal – RN
- Ouro Branco – RN
- Parelhas A/B – RN
Regional 7
- Água Preta – PE
- Barreiros A/B – PE
- Campina Grande – PB
- Palmares – PE
- Pocinhos – PB
- Reccife – PE
- Xexéu – PE
- São José dos Campos – SP
Regional 8
- Manaus – AM
- Grajaú – MA
- Paritins – AM
- São Luis – MA
- São Miguel do Guarná – PA